top of page
Buscar

Qual a relação entre a alimentação, SOP e infertilidade?

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos (pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido) que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

O tratamento com mudança no estilo de vida tem a capacidade de recuperar a fertilidade da mulher. Na parte dietética, é feito com base em uma dieta hipocalórica, respeitando as preferências alimentares da mulher e sem a utilização de restrições calóricas severas. Uma dieta rica em fibras, baseada em alimentos mais naturais - como frutas, leguminosas, verduras, oleaginosas e proteínas animais - é capaz de promover a perda de peso e ainda ajudar na saciedade.


Deve-se evitar consumir açúcar, farinhas refinadas e alimentos com gordura trans na composição. Estes elementos afetam o metabolismo da glicose, altera o perfil lipídico e contribui na manutenção das alterações hormonais que estão presentes na SOP.


Mulheres com sobrepeso ou obesidade, com a perda de peso corporal, podem recuperar a fertilidade, obter redução dos níveis de testosterona, melhoria do padrão do ciclo menstrual e remissão ou redução da gravidade da resistência à insulina e da dislipidemia.

Comments


bottom of page